jiuJIU-JITSUjiu

Conhecida como técnica suave, o jiu jitsu é uma arte marcial que utiliza como principais técnicas golpes de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar o competidor. Basicamente, usa-se a força (própria e, quando possível, do próprio adversário) em alavancas, o que possibilita que um lutador, mesmo sendo menor que o oponente, consiga vencer. No chão, com as técnicas de estrangulamento e pressão sobre articulações, é possível submeter o concorrente fazendo-o desistir da luta (competitivamente), ou (em luta real) fazendo-o desmaiar ou quebrando-lhe uma articulação. No Brasil desde o início do século XX, o jiu jitsu teve como base o treinamento de Carlos Gracie (e seus 10 irmãos). Consolidou-se como uma forma desportiva de alta perda calórica e grande ganho de resistência física. O Clube do Remo possui desde abril 2009 um Centro de Treinamento, associado ao Centro de Treinamento Caetano (CTC – Cataguases) e filiada a Academia de Jiu jitsu Gracie Barra – Rio de Janeiro, a mais importante referência do esporte no País. Treinada pelo mestre faixa preta Gustavo de Souza “Gulão”, os atletas do Clube do Remo tem obtido resultados importantes em campeonatos regionais e nacionais, trazendo diversas medalhas para Cataguases. O treinamento acontece todas às segundas e quartas-feiras, das 19h10 às 22h, às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h. Para iniciar o treinamento é exigido apenas que o aluno já possua o kimono.